Translate

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Boston se junta a Somerville e limita parceria com a Imigração

FONTE BRAZILIAN VOICE


O Departamento de Polícia de Boston (MA) não manterá detidos os imigrantes por tempo extra, ao menos que uma ordem judicial de prisão seja expedida, conforme uma ordenança aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal na quarta-feira (20). O Boston Trust Act, como a diretriz é oficialmente chamada, representa uma mudança radical no envolvimento da prefeitura com o programa federal Comunidades Seguras, lançado em 2006. O objetivo do programa é detectar criminosos estrangeiros e deportá-los através do acesso dos agentes de imigração ao arquivo de impressões digitais que as polícias local e estadual rotineiramente enviam ao FBI depois de prenderem alguém por um crime.
Na votação de quarta-feira, Boston juntou-se a Somerville além de vários outros municípios por todo o país que restringiram ou optaram em não aderir o programa.
Através de um porta-voz, o Prefeito Martin J. Walsh reiterou o seu apoio à ordenança, a qual os ativistas defendem que melhorará as relações entre a polícia local e os imigrantes que temem denunciar crimes em virtude do temor da deportação. Em junho, Walsh havia adiantado a jornalistas que assinaria a nova diretriz.
“O Prefeito Walsh apoia o Trust Act que garante o direito dos imigrantes que mantém a segurança pública, unidade familiar e o processo justo em nossa cidade”, disse Kate Norton, porta-voz de Martin.
O programa Comunidade Seguras permite que as autoridades migratórias peçam às autoridades locais que mantenham os imigrantes presos por 48 horas adicionais, mesmo que eles tenham pagado fiança ou sejam liberados; para que os agentes do Departamento de Imigração (ICE) possam verificar seu status migratório.
Após receber uma avalanche de críticas de grupos de defensores dos imigrantes que alegaram que inúmeras pessoas sem antecedente criminal estavam sendo deportadas como resultado do programa, o secretário do Departamento de Segurança Interna (DHS), Jeh C. Johnson, havia prometido rever a política de cumprimento das leis do Comunidades Seguras.
Durante uma reunião do Conselho Municipal na quarta-feira (20), a atmosfera nos corredores da sede da Prefeitura se tornou festiva quando se tornou claro que a ordenança tinha apoio forte. Dezenas de ativistas defensores dos imigrantes presentes ao encontro aplaudiram depois que o redator da ordenança, o Conselheiro Josh Zakim e outros discursaram. Depois de Bill Linehan, o presidente do Conselho Municipal gentilmente lembrou aos presentes no salão que não era permitido aplaudir, então os ativistas estalaram os dedos, acenaram com as mãos e celebraram quando os 13 votos a favor foram contados.
Independente do status migratório, disse Zakim, “as vítimas de crimes ou testemunhas devem se sentir seguras em denunciá-los”.