Translate

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Medida ou Reforma Migratória: É Hoje, e ai?

Josimar Salum

Já passaram mais de 500 dias desde que o Senado aprovou um projeto de reforma migratória bipartidária, e a Casa dos Deputados (House of Representatives) não tem mostrado sinais de que vai discutir, mudar e muito menos votar a proposta. 

O Projeto de Lei do Senado não responde aos anseios da comunidade imigrante, mas sem dúvida alguma atenderia ao maior desejo de todo o imigrante que é o direito de ir e vir, sair e entrar livremente, além de obter o status de permanência, autorização de trabalho, Social Security, o direito de tirar sua Carteira de Motorista e acesso livre as universidades, além de outros.

Todos os dias que deixamos de agir em prol de uma Reforma Migratória um alto pedágio é cobrado de milhões de famílias que afeta diretamente a economia dos Estados Unidos. 

Milhões de famílias que querem conduzirem-se pelas regras não têm escolha a não ser viver nas sombras.

Hoje (20/11/2014) à noite, a despeito da insanidade de muitos republicanos legisladores que vivem ignorando a realidade e se opõem a qualquer ação em direção a resolver o status de 11 milhões (?) imigrantes o Presidente Obama vai, finalmente, assinar uma medida executiva em prol desses imigrantes indocumentados. 

Sinceramente não me interessa se OS motivos do Presidente Obama sejam político-partidários, se tem uma agenda oculta para tomar estas decisões, se está agindo com 6 anos atraso, o que importa é que irá agir. Antes tarde do que nunca!

Este circo que transformaram o país com estes debates e ameaças retóricas só serve para inflamar corações. 

Nós, que convivemos com a realidade imigrante no dia a dia é que sabemos o que se passa com milhões de pessoas trabalhadores e famílias honestas. O resto é politicagem.

Não sabemos ainda os detalhes das medidas que o Presidente irá propor, mas quaisquer que sejam elas, e por mais limitadas que venham ser, estaremos dando as boas vindas.

Ao longo dos últimos 15 anos temos trabalhado em todos os setores da sociedade, debatido com políticos a nível estadual e federal, escrito e publicados artigos, promovido e participado de eventos pró-Reforma, envolvido com mobilizações, protestos e passeatas pacíficos, participado de programas de rádio e televisão, dado entrevistas aos jornais mais diversos, enfim, temos trabalhado no meio de nossa comunidade com tantos outros, sejam Democratas ou Republicanos em favor de nossos conterrâneos e de todos os imigrantes, porque entendemos que Justiça Social, Direitos Humanos e os princípios que fundaram e nortearam os Estados Unidos devem ser maiores que quaisquer preconceitos.

Ordem Executiva Presidencial não é lei. Tem efeito provisório. Dependerá de regulamentação do Congresso que segundo a Constituição é o único Poder que tem autoridade final para fazer qualquer Reforma Migratória. 

Não podemos achar que as medidas do Presidente Obama resolverão nossos anseios. Não podemos aumentar nossas expectativas para logo após nos decepcionar com a realidade. 

Mas qualquer medida, a esta altura, será celebrada como passo para uma Reforma Migratória universal, abrangente e final.

Hoje a noite, a esperança vai incendiar milhões de corações. E ficaremos felizes.

Deus abençõe a todos os habitantes desta terra. Deus abençoe os Estados Unidos.

O texto seguinte foi extraído do artigo Uma Regra Uniforme de Naturalização

Constituição dos Estados Unidos:

"Nós, o povo dos Estados Unidos, visando formar uma Unidade mais perfeita, estabelecemos Justiça, garantimos Tranqüilidade doméstica, providenciamos para termos uma defesa comum, promovemos o Bem Estar geral e garantimos as Bênçãos da Liberdade para nós mesmos e nossa Posteridade, assim ordenamos e estabelecemos esta Constituição para os Estados Unidos da América."

É na Constituição Artigo 1 Seção 8 que diz que, entre os muitos poderes, o Congresso tem o poder de "estabelecer uma Regra uniforme de Naturalização. "



2 comentários:

  1. Você sabe dizer se as pessoas que possuem o visto H4 serão beneficiadas com o work permit:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS ÚNICOS BENEFICIADOS COM A ORDEM EXECUTIVA DO PRESIDENTE OBAMA são os pais de cidadãos americanos e residentes permanentes legais que estejam nos 5 anos ou mais; depois de passarem a uma verificação de antecedentes e pagar seus impostos. Somente poderão se inscreverem para o programa na primavera de 2015.

      Site da Casa Branca: "A fim de permanecer temporariamente nos EUA, sem medo de deportação indocumentados pais de cidadãos americanos e residentes permanentes legais que estejam nos 5 anos ou mais; passar uma verificação de antecedentes e pagar impostos."

      Excluir